Questões de Concursos de Enfermagem

A aprovação começa com a preparação. A maneira mais rápida de atingir o sucesso é com a resolução de questões de concursos anteriores.


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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Semiotécnica - Assunto Secundario: Semiotécnica

As metas de aprendizagem devem estar relacionadas às necessidades diagnosticadas de aprendizagem do paciente.



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Entre os benefícios do ensino para os pacientes, incluem-se a independência, a diminuição da ansiedade e a manutenção de um melhor estado de saúde.



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O ensino para grandes grupos é uma das melhores opções para as práticas de autocuidado, especialmente quando se trata de ensinar técnicas complexas como mostrar ao paciente o cuidado com uma colostomia.



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A aprendizagem envolve mudança e esta constitui um resultado de prática ou de experiência, que pode ser exemplificada quando, ao se tocar em um objeto quente, retira-se a mão imediatamente.



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Ensino pode ser definido como um processo de ajudar o aprendiz a mudar o comportamento. Tal mudança deve ser sempre observável ou mensurável para que se possa identificar com clareza a aprendizagem ocorrida.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Semiotécnica - Assunto Secundario: Semiotécnica

Realizar mudança de decúbito a cada 2 horas é um resultado esperado, relacionado ao diagnóstico de imobilidade, corretamente formulado durante a etapa de planejamento do cuidado focado na paciente.



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O diagnóstico de enfermagem de nutrição desequilibrada, menor que as necessidades corporais, é um diagnóstico real confirmado pelos dados de peso e anorexia, conforme a taxonomia II da NANDA.



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Na situação apresentada, o diagnóstico integridade da pele prejudicada é real, considerando os diagnósticos de enfermagem da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association). Isso é evidenciado pelos fatores relacionados a imobilização física, turgor diminuído e úlcera de pressão com destruição das camadas da derme em região do cóccix.



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A partir dos dados obtidos na avaliação inicial instituída pelo enfermeiro, é correto afirmar que este optou pela investigação da base de dados, que é aquela na qual os dados são reunidos para determinar a situação de uma condição específica, como as condições da pele da paciente.



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Os dados acerca da ingestão alimentar e das condições de locomoção são considerados indiretos, pois foram obtidos a partir de outra fonte que não a paciente.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Administração em Enfermagem - Assunto Secundario: Administração em Enfermagem

A formalização representa o uso de normas na organização, podendo funcionar como aspecto que facilita ou dificulta o desempenho dos indivíduos.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Administração em Enfermagem - Assunto Secundario: Administração em Enfermagem

O grau de descentralização de uma organização independe das tendências políticas e econômicas do país ou de seu tamanho. É definido pela filosofia da cúpula administrativa.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Administração em Enfermagem - Assunto Secundario: Administração em Enfermagem

A especialização é uma forma de divisão de trabalho, podendo ocorrer nos dois sentidos: horizontal e vertical. A especialização vertical é denominada também de processo escalar.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Administração em Enfermagem - Assunto Secundario: Administração em Enfermagem

Aspectos como divisão do trabalho, hierarquia, autoridade, amplitude da supervisão, centralização e formalização caracterizam uma organização, provocando diferenças em suas estruturas.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Administração em Enfermagem - Assunto Secundario: Administração em Enfermagem

Nas organizações, podem-se diferenciar dois tipos de estruturas: as formais e as informais. As primeiras determinam os papéis e as relações de autoridade e poder existentes entre os componentes das organizações.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Geral - Assunto Secundario: Geral

Considere a seguinte situação hipotética.

Uma criança de 4 anos de idade encontra-se na sala de recuperação de um hospital após submeter-se a cirurgia de adenoidectomia. O enfermeiro assistente define como meta a promoção de respostas adaptativas, considerando os quatro modos de adaptação. Avalia os estímulos focais e tenta alterá-los, promovendo também uma reação adaptativa por meio da manipulação dos estímulos contextuais e residuais.

Nessa situação, o enfermeiro está utilizando a teoria da diversidade e universalidade cultural de cuidado.



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A assistência de enfermagem precisa estar fundamentada no conhecimento científico, nas pesquisas e nos referenciais teóricos, pois a prática que tem base apenas na intuição, no hábito e nas tradições é frágil e imprecisa.



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Considere um enfermeiro que atende em uma unidade intensiva coronariana e adota um referencial teórico que considera o indivíduo holisticamente. Ele vê a enfermagem como uma relação com o ser humano que é dependente de outro, razão por que escolheu dois princípios, o de conservação de energia e de integridade estrutural, para instituir as estratégias de enfermagem de apoio e terapêutica no atendimento a uma paciente à qual o médico prescreveu oxigênio por cânula nasal e uma injeção de morfina. Nessa situação, o enfermeiro está utilizando a teoria do alcance dos objetivos que se relaciona à teoria dos sistemas.



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De acordo com o referencial teórico do autocuidado, a necessidade de enfermagem é reduzida quando uma pessoa apresenta diminuição das habilidades e aumento das demandas terapêuticas de autocuidado.



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Em sua maioria, os referenciais teóricos de enfermagem, embora descrevam e expliquem as condições humanas dos pontos de vista do ambiente e da doença, são limitados em prever ou controlar uma situação de enfermagem.