Questões de Concursos de Enfermagem

A aprovação começa com a preparação. A maneira mais rápida de atingir o sucesso é com a resolução de questões de concursos anteriores.


- CESPE - 2004
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Semiotécnica - Assunto Secundario: Semiotécnica

As mudanças no nível de funcionamento de uma pessoa devem ser observadas e registradas com o propósito de avaliar a evolução do paciente. Assim, o enfermeiro pode auxiliar as pessoas em atividades essenciais, comparando suas capacidades antes e após os cuidados, fundamentado-se nos quatorze componentes de cuidados básicos de enfermagem. Tais idéias estão baseadas nos trabalhos de Virginia Henderson.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Semiotécnica - Assunto Secundario: Semiotécnica

A fim de satisfazer os requisitos de autocuidado do paciente, Dorothea Orem identificou três classificações de sistemas de enfermagem ? o sistema totalmente compensatório, o sistema parcialmente compensatório e o sistema de apoio-ducação.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Semiotécnica - Assunto Secundario: Semiotécnica

Considere a seguinte situação hipotética.

Mulher de 31 anos, apresentando edema importante de membros inferiores, fraqueza, insônia e aumento de peso, encontra-se internada em uma clínica médica para continuidade no tratamento de insuficiência renal crônica. Relata tristeza com as alterações que surgiram no seu corpo, falta de participação em atividades sociais e preocupação com o namorado. Foi instituído um plano de cuidados que focaliza a paciente como indivíduo e considera o sistema comportamental, enfatizando aspectos ligados ao relacionamento social e os subsistemas de dependência e de realização.

Nessa situação, o referencial teórico utilizado foi o de Imogene King.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistema Único de Saúde (SUS) - Assunto Secundario: Sistema Único de Saúde (SUS)

Os princípios que nortearam o chamado Movimento Sanitarista foram catalisados na 1.ª Conferência Nacional de Saúde (1986), considerada um marco histórico para o SUS, pois as resoluções dessa conferência forneceram as bases para o que mais tarde viria a ser escrito na Constituição Federal de 1988.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistema Único de Saúde (SUS) - Assunto Secundario: Sistema Único de Saúde (SUS)

Anteriormente à criação do SUS, somente os trabalhadores com carteira de trabalho registrada tinham garantia de atendimento nos serviços públicos de saúde.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistema Único de Saúde (SUS) - Assunto Secundario: Sistema Único de Saúde (SUS)

Antes da criação e implementação do SUS, havia um duplo comando na área da saúde: o Ministério da Previdência Social encarregava-se das ações preventivas e o Ministério da Saúde cuidava da prestação de serviços médicos curativos.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistema Único de Saúde (SUS) - Assunto Secundario: Sistema Único de Saúde (SUS)

A implementação, em 1983, da política de Ações Integradas de Saúde representou uma importante estratégia para o processo de descentralização da saúde no Brasil.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistema Único de Saúde (SUS) - Assunto Secundario: Sistema Único de Saúde (SUS)

Antes da criação do SUS, surgiram propostas de implantação de uma rede de serviços visando a atenção primária à saúde, com hierarquização, descentralização e universalização, como, por exemplo, o Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Enfermagem - Assunto Secundario: Enfermagem

Ao considerar os aspectos relacionados a atenção e concentração na aprendizagem dos pacientes, o enfermeiro deve buscar técnicas facilitadoras, como: realizar sessões de orientação mais curtas, demonstrar interesse e entusiasmo, utilizar material colorido e ilustrativo para estímulo visual, envolver o paciente, de modo a torná-lo ativo, e implementar o ensino quando o paciente apresentar-se mais alerta e confortável.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Enfermagem - Assunto Secundario: Enfermagem

Utilizar material escrito com letras impressas de tamanho grande, evitar uso de impressos em papel acetinado ou lustroso, utilizar equipamentos como gravuras, lousa mágica ou quadro-negro para comunicar-se são exemplos de técnicas úteis no ensino do indivíduo com déficits sensoriais ? visuais e(ou) auditivos.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Enfermagem - Assunto Secundario: Enfermagem

Os estilos de aprendizagem que incluem os domínios cognitivo e afetivo envolvem o processamento de informações por meio da audição ou da leitura de fatos e descrições, bem como a aprendizagem que recorre aos sentimentos do indivíduo, suas crenças e valores, respectivamente.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Enfermagem - Assunto Secundario: Enfermagem

A capacidade para aprender deve ser avaliada pelo enfermeiro, que deve considerar alguns aspectos como o nível de escolarização, os déficits sensoriais, as diferenças culturais e a capacidade de atenção e de concentração, por exemplo.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Enfermagem - Assunto Secundario: Enfermagem

Cada idade do desenvolvimento humano exige uma abordagem de ensino diferenciada, haja vista que a aprendizagem ocorre de maneira diferenciada.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Administração em Enfermagem - Assunto Secundario: Administração em Enfermagem

A teoria das relações humanas aponta como fatores determinantes do desempenho dos indivíduos as recompensas sociais, refutando assim os pressupostos da teoria clássica da administração, que considera a recompensa econômica um dos aspectos mais importantes.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Administração em Enfermagem - Assunto Secundario: Administração em Enfermagem

As idéias que adotam as organizações como subsistemas de um sistema maior (o sistema de saúde) e que com ele trocam matéria e energia estão em acordo com a teoria de sistemas.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Administração em Enfermagem - Assunto Secundario: Administração em Enfermagem

A teoria contingencial tem sido amplamente utilizada na prática da administração em enfermagem e, atualmente, tem integrado os conteúdos de administração em cursos de graduação, atualização e pós-graduação para enfermeiros.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Administração em Enfermagem - Assunto Secundario: Administração em Enfermagem

A teoria científica que teve como seu maior expoente Taylor caracterizou-se por desenvolver regras e diretrizes que padronizavam e determinavam o comportamento do trabalhador na organização. Essa teoria vem recebendo atualmente críticas por ser bloqueadora da iniciativa e da criatividade, sendo assim considerada uma teoria prescritiva e normativa.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Administração em Enfermagem - Assunto Secundario: Administração em Enfermagem

Tarefas, pessoas, estrutura, ambiente e tecnologia são exemplos de variáveis básicas presentes nos conteúdos das teorias administrativas.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Geral - Assunto Secundario: Geral

Considere a seguinte situação hipotética.

Um homem de 84 anos, apresentando importante déficit visual que o impedia de realizar atividades rotineiras, foi admitido no serviço médico com escoriações nos braços e cabeça, decorrentes de uma queda em seu domicílio. Utilizase de bengala para fins de locomoção.

Nessa situação, os diagnósticos de risco mais prováveis, considerando a taxonomia II da NANDA, são risco para ferimentos e risco para mobilidade física prejudicada.



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Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Enfermagem - Assunto Secundario: Enfermagem

Considere a seguinte situação hipotética.

Um idoso, com diagnóstico médico de doença pulmonar obstrutiva crônica, mantinha, nos últimos seis meses, o uso de oxigênio por cateter nasal em casa, quando percebeu piora no padrão respiratório, com dispnéia aos pequenos esforços, tosse ineficaz e agravamento da cianose, resolvendo então buscar o serviço de pronto atendimento. A avaliação de suas condições, feita pelo enfermeiro, revelou dificuldade respiratória importante e presença de estertores pulmonares.

Nessa situação, tendo como referência os diagnósticos de enfermagem da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association), o relatório do enfermeiro poderia ser corretamente redigido da seguinte forma: desobstrução ineficaz de vias aéreas relacionada a dispnéia, cianose e ruídos adventícios respiratórios, evidenciada por secreções excessivas decorrentes de alterações da doença de base.